sábado, 6 de abril de 2013

Feijão Caseiro

Clássico dos clássicos das cozinhas brasileiras, o feijão caseiro é imbatível. Há inúmeras maneiras de preparar, mas aqui em casa a gente prefere as mais simples. Algumas vezes com carne seca, outras com paio e lingüiça calabresa ou um pedaço de bacon. Com arroz branco é o prato certo para deixar o dia-a-dia saudável e saboroso.





Ingredientes:

1 xícara de feijão-carioquinha
4 xícaras de água
3 colheres (sopa) de azeite
4 dentes de alho
2 folhas de louro
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Se você não gosta do feijão se desfazendo, pode deixar os grãos de molho por apenas 2 horas, em bastante água. Caso contrário, deixe da noite para o dia.

Na sequência, coloque na panela de pressão o feijão escorrido e junte a água. Tampada, a panela vai para o fogo médio. Quando começar a apitar, baixe o fogo e deixe cozinhar por apenas 15 minutos.

Desligue o fogo e, quando parar de apitar, com cuidado, abra a panela de pressão. Enquanto isso, pique fino os dentes de alho e refogue com azeite em uma frigideira. Sem deixar queimar!

Passe o alho refogado para a panela com o feijão, junte as folhas de louro e tempere com sal. Volte ao fogo médio e deixe cozinhar, sem a tampa, por 10 minutos, mexendo de vez em quando ou até engrossar. Se quiser, sirva com salsa fresca, ou ainda com couve-manteiga cortada bem fininha frita em bastante óleo. Fica bem crocante e deliciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário