sexta-feira, 19 de abril de 2013

Torta de Frango Clássica




Irresistível, esta torta de frango é deliciosa e tem recheio cremoso na medida. A massa bem crocante é multiuso e superprática... Nem precisa descansar!









Ingredientes:

Recheio:

1 peito de frango
1 cebola grande bem picadinha
1 dente de alho amassado
3/4 de xícara (chá) de óleo de milho ou de canola
1 xícara (chá) de suco de tomate
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
1 ramo de tomilho
1 xícara (chá) de água fervente
10 azeitonas verdes sem caroço picadas
2 gemas
½ xícara de salsinha fresca picada
Caldo de 1 limão 

Modo de preparo:

Numa tigela grande, junte o frango, o sal e o caldo do limão. Deixe marinar por 30 minutos. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer junte o óleo, a cebola ralada, o alho amassado e o peito de frango. Refogue até dourar ligeiramente. Adicione o suco de tomate, o louro, a noz-moscada e o tomilho. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos. Desligue o fogo e transfira o peito de frango para uma travessa grande. Quando esfriar, desfie com um garfo. Volte o frango desfiado ao molho que ficou na panela. Junte a água fervente, as azeitonas picadas, as gemas e a salsinha. Misture muito bem. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo médio.


Ingredientes:

Massa:

400 g de farinha de trigo
220 g de manteiga gelada e picada
1 ovo inteiro batido
2 gemas batidas
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de leite frio
1 colher (sopa) de iogurte natural

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180º. Numa tigela grande, coloque a farinha, o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, vá misturando até formar uma farofa grossa. Procure não demorar nem trabalhar demais a manteiga, para ela não derreter. Quanto mais pedaços espalhados pela massa, mais crocante ela fica. Misture o ovo, a gema, o leite, o iogurte, o sal e coloque na farofa. Amasse muito bem até a massa ficar lisa. Embrulhe em papel filme e leve à geladeira por 15 minutos. . Divida a massa em 3 partes. Reserve uma na geladeira para fechar a torta. Forme uma bola com 2/3 da massa. Com um rolo, numa superfície enfarinhada, abra a massa até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral de uma fôrma de torta de 25 cm de diâmetro.
Transfira a massa para a fôrma. A maneira mais prática é enrolar a massa no rolo de macarrão e desenrolar sobre a fôrma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais e o fundo da fôrma e retire as sobras. Com um garfinho, faça furos no fundo da massa, para que ela não infle ao assar. Coloque o recheio na fôrma. Abra o resto da massa com o rolo e feche a torta com ela. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. Bem no centro da torta, com a ponta de uma faquinha, faça um pequeno corte em cruz para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair. Faça uma bolota com as rebarbas e abra novamente a massa. Com a ponta de uma faca, corte filetes para quadricular a torta. Leve ao forno pré-aquecido para assar por 40 minutos ou até dourar.


 












Nenhum comentário:

Postar um comentário