terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Bolo Suflair Tentação

A tentação já começa no nome. Um bolo cuja massa é fofíssima, com duplo recheio e com visual incrível. Este bolo merece estar na sua mesa nas festas de final de ano. Sua família e seus amigos vão aplaudir. Um pouco trabalhoso, mas muito fácil de preparar.







Ingredientes:
6 ovos
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água quente
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de essência de baunilha
Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar a forma

Recheio de chocolate escuro e cobertura:
400 g de chocolate meio-amargo
2 barras de chocolate Suflair®
2 latas de creme de leite sem soro
1 colher (sopa) de conhaque

Calda para molhar o bolo:
2 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de achocolatado (uso Nescau)
2 colheres (sopa) de conhaque

Recheio de chocolate branco:

½ litro de leite integral
1 lata de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
3 gemas
3 colheres de amido de milho
2 caixinhas de morango ou outra fruta que preferir
Montagem:
2  barras de chocolate Suflair®
Biscoitos Negresco, a gosto (opcional)

Modo de Preparo:
Massa:
Separe as claras e as gemas dos ovos. Reserve. Na batedeira, bata as claras em neve. Vá acrescentando as gemas, uma a uma, o chocolate em pó, a essência de baunilha, o açúcar e a farinha de trigo, intercalando com a água quente. Manualmente, misture delicadamente o fermento. Coloque a massa em uma forma de 27 cm de diâmetro untada com um pouco de manteiga. Asse em forno  pré-aquecido a 200 °C, durante 30 minutos ou até que, espetando um palito, ele saia limpo. Retire do forno, deixe amornar e desenforme. Enquanto o bolo assa, faça o recheio do chocolate meio-amargo e a cobertura.

Recheio de chocolate escuro e cobertura:

Pique o chocolate meio-amargo em uma travessa de vidro, leve ao micro-ondas por 3 minutos em potência média, retire mexa bem e junte à mistura, o creme de leite e o conhaque e misture até formar um creme. Divida em 2 (um vai ser a cobertura e o outro o recheio), leve à geladeira até que o recheio atinja a consistência de brigadeiro, a cobertura deve ficar um pouco mais mole para facilitar a aplicação sobre o bolo.

Recheio de chocolate branco:

Retire 1/2 xícara (chá) de leite e dissolva o amido de milho, coloque o restante do leite em uma panela e deixe aquecer (não pode ficar muito quente ou deixar ferver, porque pode cozinhar o ovo), junte as gemas batidas, o leite condensado e o amido dissolvido, deixe engrossar mexendo sempre, retire do fogo e coloque o creme de leite.

Montagem:

Corte o bolo em 3 discos e umedeça o que será a base com 1/3 da calda, coloque a metade do recheio de chocolate escuro e 1 barra de Suflair picado. Cubra com o outro disco, umedeça-o, coloque o recheio de chocolate branco e morangos picados. Cubra com o disco restante e umedeça. Finalize com cobertura, decore com morangos, a outra barra de chocolate Suflair picado e farofa de biscoito Negresco. Leve à geladeira por 4 horas antes de servir.




Um comentário:

  1. Amei esse blog, as receitas maravilhosas, só não achei a do bolo de nozes recheado que está na capa, preciso muuuuito dessa receita!

    ResponderExcluir