quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Coxa-Creme

Uma febre que foi introduzida no cardápio em 1975. A iguaria tem uma alimentação nutritiva e rápida e é sempre servida quentinha. Seu segredo está na fabricação diária: o Viena já vendeu 85 mil coxas-creme por ano. Deriva da tradicional coxinha de frango ou galinha, cuja origem perdeu-se entre lendas e fatos da culinária brasileira e européia. 






Ingredientes:

Frango:

9 coxas de frango
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de caldo de galinha em pó
3 1/2 litros de água

Massa:

150g de manteiga
4 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 litro de caldo do cozimento do frango
2 colheres (chá) de salsinha picada
2 ovos batidos para empanar
200g de farinha de rosca para empanar

Modo de preparo:

Frango:

Colocar as coxas de frango, o sal e o caldo de galinha numa panela. Acrescentar a água, mexer e cozinhar em fogo baixo até a carne ficar macia, porém firme. Retirar o frango e reservar o caldo (cerca de 1,5 litro). Retirar a pele e as cartilagens do frango e deixar o osso. Reservar.

Massa:

Aquecer a manteiga e acrescentar a farinha de trigo, mexendo até a massa ficar da cor caramelo. Levar a mistura para uma batedeira e adicionar o caldo reservado. Juntar a salsinha e bater até a massa ficar homogênea. Envolver as coxas na massa e, na seqüência, passá-las nos ovos batidos e na farinha de rosca. Fritá-las em óleo bem quente até ficarem douradas. Coloque-os sobre papel-toalha para perder o excesso de gordura.



Fonte: livro Viena: Comida de Casa Fora de Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário