quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Cheesecake de Morangos

O cheesecake já era conhecido dos antigos gregos. Os norte-americanos a criaram no século XX. Desde então, tornou-se uma espécie de bolo nacional, mas, segundo os profissionais, existem mais teorias sobre o bolo de queijo do que pessoas que saibam prepará-lo. O cheesecake americano é normalmente constituído por uma base de bolacha, um recheio à base de queijo, creme e ovos, e uma cobertura de fruta. Este cheesecake é cozido no forno, no entanto existem inúmeras variações da receita, entre as quais as que são compostas por natas, queijo e gelatina e não necessitam de forno.

Apesar de ter nascido na Grécia há muito tempo, o cheesecake só se popularizou nos anos 1970, quando era uma das sobremesas mais populares dos Estados Unidos, e principalmente, de Nova Iorque. O bom é que a partir desse recheio básico a gente pode fazer variações quase inimagináveis.


Ingredientes:

1 pacote (200 g) de biscoitos doces
100 g de manteiga sem sal

Recheio:

3 potes de cream cheese Polenghi de 220 g cada
4 ovos
¾ de xícara de açúcar
½ lata de creme de leite (sem o soro)
2 colheres (chá) de baunilha
Raspinhas de limão ou laranja (opcional)

Cobertura de morangos:

2 caixinhas de morangos
3 colheres (sopa) de açúcar refinado

Modo de preparo:

Massa:

Coloque os biscoitos no processador e bata até virar uma farofa fina. Acrescente as colheres de manteiga e bata novamente.
Pressione essa mistura no fundo de uma forma de aro removível de cerca de 22 cm de diâmetro e leve para assar em forno pré-aquecido em 180° por cerca de 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio:

Pré-aqueça o forno em 180°C.
Coloque água para ferver numa chaleira e separe uma assadeira retangular um pouco maior do que a forma redonda de aro removível (o cheesecake será assado no forno, em banho-maria para ficar bem cremoso)
Enquanto isso, na batedeira coloque o cream cheese (em temperatura ambiente. Pode estar levemente resfriado, mas não gelado) e o açúcar. Utilize o batedor raquete da batedeira. Bata somente até misturar. Desligue a batedeira e raspe as bordas da tigela com uma espátula de silicone.
Acrescente a baunilha, os ovos um a um, batendo apenas até misturar após cada adição. Não bata demais!  Coloque o creme de leite juntamente com o último ovo e bata por alguns segundos só até misturar. Raspe e mexa a mistura novamente com a espátula. Despeje na forma com o fundo assado e resfriado.
Envolva o fundo e as laterais da forma do cheesecake com papel alumínio duplo (para que não entre água durante o banho-maria, já que a forma tem aro removível).
Coloque numa assadeira maior, acrescente água na altura de 1 cm e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos nessa temperatura.
Após esse tempo, diminua a temperatura do forno ao mínimo (se for forno de fogão, diminua ao mínimo – se for elétrico, diminua para 130/140°C)
Asse por cerca de 45/50 minutos . Desligue o forno e deixe por mais uns 10 minutos.
Após esse tempo, enfie uma faca e se sair limpa está pronto.
Retire, passe uma faquinha em volta das bordas somente para quando ele “encolher”, a massa não repuxe, e deixe esfriar em temperatura ambiente. Abra e retire o aro e em seguida leve ao freezer por cerca de 2 horas, ou até que o fundo esteja bem firme.
Retire do freezer e passe uma faca grande por baixo da massa, para descolar.
Com uma espátula grande, deslize o cheesecake diretamente para o prato de servir.
Leve à geladeira até 2 horas antes de servi-lo.
O ideal é colocar a cobertura de morangos até no máximo 2/3 horas antes de servir, pois a torta tende a absorver a calda.

Cobertura de morangos:

Corte os cabos e lave os morangos deixando-os inteiros.
Numa panela coloque a geleia e o açúcar. (eu usei a calda de morangos feita por mim). Deixe ferver por um minuto e acrescente os morangos.
Ferva até eles murcharem, porém não os deixe desmanchar. Retire do fogo, passe para uma tigela e leve à geladeira até o momento de cobrir - e servir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário