sábado, 21 de dezembro de 2013

Torta de Natal

Eu sei que a esta altura todos nós estamos ainda à procura de mais alguma receita gostosa para enriquecer nossa mesa no Natal, aquela sobremesa que será o gran finale da “Noite Feliz”. Afinal, reunir família, ou amigos, em torno de uma boa mesa, nesta época do ano, com um bom vinho, e muito carinho não tem preço. Então, aqui vai mais uma receita do Chef Álvaro Rodrigues, que com certeza vai surpreender seus convidados:






Ingredientes:

5 ovos tipo jumbo (60 g cada)
1 xícara (chá) de açúcar refinado (180 g)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/8 xícara (chá) de licor de cacau (30 ml)
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca caseira (75 g)
1 e 1/2 xícara (chá) de nozes moídas (150 g)
1 colher (chá) rasa de essência de nozes
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Bata na batedeira os ovos inteiros, o açúcar e a essência de baunilha até obter uma “massa” fofa e esbranquiçada. Junte o licor de cacau e bata rapidamente. Em seguida, agregue os demais ingredientes e envolva com auxílio de um fouet até obter uma massa homogênea. Empregue na montagem.

Recheio:

1 lata de doce de leite firme (400 g)
1 gema de ovo grande (20 g), peneirada
1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal (10 g)
1 colher (chá) rasa de essência de nozes de boa qualidade
50 g de nozes trituradas
150 g de ameixas pretas cozidas e escorridas (para salpicar)

Modo de preparo:

Em uma refratária média misture delicadamente o doce de leite, a gema, a manteiga, a essência e as nozes. Empregue na montagem da torta.

Calda para Regar:

50 ml de licor de cacau e/ou conhaque

Montagem da Torta: Distribua a metade da massa no fundo de uma assadeira de 24 cm de diâmetro, untada e forrada de papel manteiga também untado. Utilizando um saco de confeitar com bico perlê, salpique sobre a massa de nozes “pelotinhas” do recheio de doce de leite, espalhe por cima as ameixas cozidas e finalize com a outra parte da massa. Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC até dourar. Em seguida, retire o bolo do forno e regue com o licor de cacau. Reserve.

Chantilly Estabilizado:

1 envelope de gelatina branca sem sabor (12 g)
1/4 xícara (chá) de água filtrada e fria (60 g)
1 litro de creme de leite fresco bem gelado
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:

Em uma refratária média coloque a água filtrada e dissolva a gelatina branca sem sabor. Deixe repousar por três minutos. Utilizando a tigela grande da batedeira, coloque o creme de leite bem gelado com o Glaçúcar e bata por aproximadamente um a dois minutos. Em seguida, diminua a velocidade da batedeira ao mínimo e agregue de uma só vez a gelatina hidratada e dissolvida em banho-maria ou no forno microondas (bem quente) e bata o chantilly normalmente (agora em velocidade média) até obter o ponto correto. Empregue na decoração final da torta.

Decoração:

1 receita do chantilly batido (acima)
cerejas ao maraschino (com o cabinho)
nozes em metades

Montagem da Torta:

Deixe a torta esfriar por algumas horas ou de um dia para o outro, coberta com papel alumínio ou filme plástico. No dia seguinte, espalhe uma fina camada de chantilly estabilizado a fim de neutralizar toda a película externa do bolo. Em seguida, trabalhe com o bico serra ou folha decorando toda a lateral e finalize com uma treliça na superfície. Por último, decore com cerejas ao maraschino e metades de nozes.

Fonte: Chef Álvaro Rodrigues




Nenhum comentário:

Postar um comentário