segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Cheesecake com Calda de Frutas Vermelhas do Viena

O cheesecake já era conhecido dos antigos gregos. Os norte-americanos a criaram no século XX. Desde então, tornou-se uma espécie de bolo nacional, mas, segundo os profissionais, existem «mais teorias sobre o bolo de queijo do que pessoas que saibam prepará-lo». O cheesecake americano é normalmente constituído por uma base de bolacha, um recheio à base de queijo, creme e ovos, e uma cobertura de fruta. Este cheesecake é cozido no forno, no entanto existem inúmeras variações da receita, entre as quais as que são compostas por natas, queijo e gelatina e não necessitam de forno.

Apesar de ter nascido na Grécia há muito tempo, o cheesecake só se popularizou nos anos 1970, quando era uma das sobremesas mais populares dos Estados Unidos, e principalmente, de Nova Iorque.

Ingredientes:

Massa:

1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1/3 de colher (chá) de raspas de limão 
40 g de manteiga gelada em cubos
1 ovo
1 clara batida para pincelar

Creme azedo:

250 ml creme de leite fresco
1 1/2 colher (chá) de suco de limão

Recheio:

400 g de cream cheese em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 ovo grande
1 gema em temperatura ambiente
1/4 de xícara de creme azedo em temperatura ambiente

Calda:

500 g de morangos
100 g açúcar
1/4 de xícara + 1 colher (sopa) de água
1 colher (sopa) de amido de milho ou polvilho doce
150 g de amora 
150 g de framboesa

Modo de preparo:

Massa:

Misture a farinha de trigo, o açúcar, o sal e as raspas de limão. Junte a manteiga cortada em cubinhos, misturando-a com farinha até formar uma farofa. Adicione o ovo e mexa até a farofa ficar úmida. Pressione essa mistura no fundo de uma forma de aro removível de cerca de 22 cm de diâmetro. Perfure a massa com um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido a 180° C, por cerca de 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente.

Creme azedo:

Aqueça o creme de leite em banho-maria até atingir a temperatura de 80ºC. Junte o suco de limão e misture bem. Desligue o fogo e deixe esfriar dentro da água por 3 horas. 
Conserve na geladeira por 12 horas.

Recheio:

Bata o cream cheese por um minuto na batedeira com o batedor raquete. Adicione o açúcar aos poucos e bata mais. Sem parar de bater, acrescente a baunilha e o ovo e junte a gema. Diminua a velocidade da batedeira, adicione o creme azedo e bata apenas para incorporar tudo.

Montagem:

Pincele a massa fria com a clara batida e despeje o recheio. Leve para assar em banho-maria por 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente dentro do banho-maria. Leve a torta coberta com plástico filme plástico à geladeira até o dia seguinte.

Calda:

Numa panela, coloque metade do morango, o açúcar e 1 colher (sopa) de água. Leve ao fogo médio com a panela tampada até levantar fervura.  Dissolva a maisena na água restante e despeje na panela. Cozinhe sem parar de mexer até perder o aspecto leitoso.
Junte os morangos restantes, cozinhe por 2 minutos em fogo alto, junte a amora, mexa delicadamente e, por fim, acrescente a framboesa. Assim que voltar a ferver, deslique o fogo e deixe esfriar com a panela tampada. Espalhe sobre o cheesecake.

Fonte: Livro Viena – Comida de Casa Fora de Casa



Nenhum comentário:

Postar um comentário