quarta-feira, 24 de julho de 2013

Bolo Crocante de Chocolate

Pode parecer estranho, mas, acredito que os bolos de aniversário adquirem a personalidade dos aniversariantes, talvez por estar com o pensamento na pessoa enquanto escolho os sabores, bato os ovos e decoro o bolo. No final, penso que só podia ser para a aquela pessoa, afinal de contas foi feito para ela. Este bolo é relaxado e descomprometido, mas, cheio de energia, tal como o aniversariante. Tenho muitas receitas de bolo de chocolate. Testada várias vezes, quando dou meu toque pessoal, e agrego sabor quando o resultado ainda não é satisfatório. Este bolo passou em vários quesitos: sabor, textura e visual. Será que vai agradar a sua familia?

Ingredientes:

5 ovos
300 g de açúcar
1 copo de iogurte
150 ml de óleo
2 ½ (chá) farinha de trigo
6 colheres de cacau em pó
½ xícara (chá) de leite
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Recheio e cobertura:

½ litro de leite
4 colheres (sopa) de amido de milho
400 g de chocolate meio amargo
½ lata de leite condensado
200 g de creme de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
3  colheres (sopa) de licor de cacau ou rum

Calda para umedecer o bolo:

½ lata de leite condensado
300 ml água
1 caixinha de creme de leite
1 colher (sopa) de licor de cacau ou rum
1 envelope gelatina sem sabor incolor
5 colheres (sopa) de água para hidratar a gelatina (15 minutos)
3 colheres (sopa) de cacau em pó

Crocante:

2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de nozes
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de leite em pó


Montagem:

 Crocante, a gosto

Modo de preparo:

Massa:

Bata todos os ingredientes líquidos no liquidificador. Despeje numa tigela e misture os secos.

Calda para umedecer o bolo:

Numa panelinha coloque o leite condensado, a água e o creme de leite e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e espere esfriar. Derreta a gelatina no micro-ondas, potência alta por 30 segundos e junte à misture do leite condensado. Acrescente o rum, mexa bem e empregue.

Recheio e Cobertura:

Leve todos os ingredientes ao fogo até ferver e engrossar. Leve para gelar.

Crocante:

Unte com manteiga uma superfície de mármore ou granito.
Numa panela de fundo grosso, derreta o açúcar em fogo médio. Assim que estiver caramelizado (derretido), acrescente as nozes e o sal. Mexa até incorporar (panela sobre o fogo). Despeje sobre a superfície untada. Aguarde uns 10 minutos e com uma espátula levante levemente as bordas para que não grude na superfície (ela pode grudar, mesmo untada). Quando estiver morna, coloque a espátula por baixo e vire ao contrário sobre a mesa. Deixe esfriar e quebre em pedaços médios. Coloque no processador e com a tecla “pulsar”, vá triturando. Para quem não tem processador, coloque alguns pedaços dentro de um pano de copa. Com o martelo de carne ou o rolo de massa, dê batidas e vá quebrando. Segure o pano feito uma trouxinha. Vire umas três vezes e continue batendo. Coloque o crocante numa tigela. Repita com os pedaços restantes. Misture o leite em pó e conserve o praliné (crocante) num vidro bem fechado. Pode ser em temperatura ambiente.


Montagem:

Divida o bolo em três partes. Coloque num aro uma parte do bolo, umedeça-o com a calda, espalhe o recheio e proceda do mesmo modo nas outras duas partes do bolo. Leve para gelar por 12 horas. Cubra com o creme de chocolate e na hora de servir polvilhe o crocante. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário