sexta-feira, 5 de julho de 2013

Carne Seca na Moranga

Uma preparação um tanto trabalhosa, mas vale pelo resultado final. A carne seca fica úmida e extremamente delicada. Parte disso deve-se ao cozimento por mais de 1 hora na panela de pressão com caldo de carne caseiro e o vinho.









Ingredientes:

Recheio:

½ xícara de azeite
2 cebolas grandes picadas
2 dentes de alho amassados
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes em rodelas
500 g de carne seca dessalgada
2 tomates sem pele cortados em cubinhos
1 pimentão vermelho em cubinhos
1 xícara de cheiro-verde
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas
½ xícara de folhas de manjericão picadinhas
Sal a gosto

Caldo de carne:

1 kg de músculo extra limpo cortado em pedaços
3 colheres (sopa) de óleo de milho
2 dentes de alho picados
1 cenoura em rodelas
1 talo de salsão fatiado
1 cebola grande cortada em quatro
2 folhas de louro
1 maço de cheiro-verde
3 cravos-da-índia
3 galhos de tomilho
1 colher (sopa) de sal

Outros ingredientes:

250 ml de vinho tinto
750 ml de caldo de carne
¼ xícara de molho inglês
500 g de requeijão cremoso
1 abóbora moranga de 2,5 kg aproxte.

Modo de preparo:

Corte grosseiramente o salsão, a cebola e o alho poró. Esquente uma panela funda e coloque o óleo, o alho e a carne, dourando-a ligeiramente. Acrescente os legumes cortados, o cheiro verde, louro, cravo-da-índia, tomilho e cubra com a água. Deixe ferver e abaixe o fogo. Cozinhe em fogo baixo por 1 hora. Coe, retire a carne, desfie-a (ela servirá para você fazer uma carne louca ou uma salada fria para acompanhar, seu almoço, jantar ou lanche). Reserve parte do caldo (750 ml) e o restante você poderá congelar para utilizar numa outra preparação.

Depois de a carne seca estar dessalgada, coloque os cubos para ferver em panela de pressão com os 750 ml de caldo de carne reservados, o vinho e o molho inglês, por 1 hora, após a válvula começar a “chiar”. Se já estiver bem macia, escorrer, senão, deixe mais uns minutos. Enquanto isso, em uma panela, aqueça o azeite e refogue as cebolas, alho, o pimentão, a pimenta dedo-de-moça, os tomates, o cheiro-verde, o manjericão e as azeitonas. Acrescentar mais um pouco de vinho e quando ele evaporar, um pouquinho de água. Ferver por 5 minutos e voltar a carne já desfiada pra panela. Acerte o sal, e mexa até incorporarem os sabores e está pronta!

Pegue a abóbora lave-a com uma escovinha para tirar alguma eventual terra e/ou sujeira e fure-a com o auxílio de um garfo. Envolva-a em papel-alumínio e coloque no forno a 180º por aproximadamente 1 hora e 15 minutos ou até que esteja macia (você pode também cozinhá-la no microondas, na potência alta por 20 minutos, envolvida em plástico-filme).Reserve. Retire a moranga do forno, escorra a água que porventura se formar e corte a parte de cima, reservando-a (ela vai servir de tampa). Com o auxílio de uma colher, retire as sementes da abóbora. Besunte a parte de fora da moranga com azeite – este procedimento fará com que ela adquira um brilho e um aspecto muito bonito. Recheie a moranga ainda quente com o requeijão cremoso e espalhe bem. Coloque o refogado de carne seca e vá intercalando com o requeijão cremoso. A última camada deve ser de requeijão. Tampe a moranga e leve-a ao forno pré-aquecido a 200º por mais 20 minutos, para gratinar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário