terça-feira, 2 de julho de 2013

Couscous Marroquino com Legumes Assados

Nesta semana especial de sabores do Marrocos, não poderia deixar de falar do tradicional cuscuz marroquino. Os brasileiros amam! Ele é saboroso, versátil e fácil, muito fácil de fazer. Mais simples do que macarrão instantâneo e queijo quente. Acredite. No Marrocos, porém, a coisa é um pouco diferente. É que o cuscuz que a gente compra aqui é pré-cozido, já está com metade do trabalho feito. Moleza. Já em terras marroquinas, o processo é outro: a sêmola, ou cuscuz, é cozida em casa desde o início. Isso significa que ela leva cerca de uma hora para ficar no ponto. Por aqui, vamos unir a praticidade da versão pré-cozida com a tradição centenária: o cuscuz feito com caldo de legumes. E mais: o caldo será perfumado com uma combinação de especiarias típicas das preparações marroquinas. Vamos à receita?

Cuscuz com legumes assados:

Ingredientes:

Legumes assados:

1 cebola grande
¼ de abóbora japonesa
1 abobrinha
1 punhado de vagens holandesas
6 dentes de alho
5 colheres (sopa) de azeite
Raspas de 1 limão
Sal e pimenta-do-reino, a gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 250º. Lave e seque bem todos os legumes. Numa tábua, descasque a cebola e corte em quatro gomos. Corte a abóbora em duas partes, no sentido do comprimento, e, cada parte, em duas metades iguais. Com uma colher, retire as sementes do pedaço que for usar e corte em fatias de cerca de 1 dedo de espessura. Descarte as extremidades da abobrinha, corte ao meio no sentido do comprimento e, cada metade, em três partes iguais no mesmo sentido. Com uma faca de legumes, retire as pontinhas da vagem. Usando a lâmina da faca deitada, amasse os dentes de alho fazendo pressão com a palma da mão. Numa assadeira antiaderente, arrume todos os ingredientes e regue com o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, polvilhe as raspas de limão e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos. A cada 10 minutos, chacoalhe a assadeira com movimentos de vaivém para que os legumes não grudem no fundo e dourem por igual.

Cuscuz:

Ingredientes:

2 xícaras de cuscuz marroquino
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão com as folhas
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
½ colher (chá) de canela em pó
3 grãos de pimenta-do-reino
1 pitada de páprica picante
Sal, a gosto
Caldo de 1 limão
1 litro de caldo legumes

Modo de preparo:

Lave todos os legumes. Numa tábua, descasque a cebola e corte em quartos. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão em pedaços médios. Numa panela média, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione o caldo de legumes e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar por 30 minutos. Passe o caldo pela peneira e volte à panela. Leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo, meça 2 xícaras do caldo e regue sobre o cuscuz, numa tigela. Misture bem, tampe e deixe os grãos hidratando pelo tempo indicado na embalagem, geralmente, 5 minutos. Imediatamente depois (esse é o truque para o cuscuz não grudar), regue com o caldo do limão e solte os grãos com um garfo. Sirva com os legumes assados. Regue com um fio de azeite, e, se quiser, tempere com mais um pouco de sal e  pimenta-do-reino, moída na hora.

Água de Rosas:

Ainda na temática do Marrocos, falemos um pouco sobre a água de rosas. Você conhece? É a maior febre em solo marroquino. Eles usam tanto em cosméticos quanto em receitas, o que acaba deixando o clima todo com este aroma tão marcante. E se você quer experimentar a água de rosas também na sua casa, aqui vai uma sugestão de uso super charmosa. Sabe aquela água usada para passar roupas? Então, dilua um pouco de água de rosas nela (você a encontra em casas de produtos árabes) e borrife nos guardanapos de pano que for usar no jantar. Seus convidados vão ficar instigados com o aroma exótico!





Nenhum comentário:

Postar um comentário