quarta-feira, 3 de julho de 2013

Rosca de Nutella e Clementina

Amassar a farinha com água e transformar isso em pão, dá uma sensação muito boa, uma sensação de ser capaz de produzir, de tornar algo verdadeiro, fora o indescritível prazer de comer um pão quentinho, recém saído do seu forno, da sua própria cozinha, da sua imaginação e capacidade...a mim faz bem, muito bem! Uma atividade anti-stress. E você, gosta de fazer pão?










Ingredientes:

Massa:

1 copo de iogurte natural
50 g de manteiga sem sal derretida e fria
1 ovo ligeiramente batido
75 g de açúcar refinado
1 colher (chá) açúcar vanille
Raspas de 2 clementinas *
½ colher (chá) de sal
450 g de farinha de trigo
30 g de fermento biológico fresco

Recheio:

Nutella, quanto baste

Finalização:

Açúcar de confeiteiro
Raspas de clementina
 













Modo de preparo:

Dissolva o fermento com o açúcar refinado, acrescente aos poucos o iogurte, o ovo batido as raspas das clementinas a manteiga e o sal. Vá juntando a farinha aos poucos para a massa não ficar dura. Sove bem até conseguir uma massa lisa e macia. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa com um rolo e abra num retângulo. Corte a massa ao comprido em 3 partes. Espalhe a Nutella, feche as massas, comprimindo-as com os dedos. Faça uma trança. Coloque em assadeira untada e deixe fermentar por aproximadamente 30 minutos. Antes de ir ao forno, pincele com gema de ovo diluída em um pouco de água. Asse a 180 °C  (forno pré-aquecido) por cerca de 25 minutos. Polvilhe açúcar de confeiteiro e raspas de clementina.

*Clementina (citrus Clementina) é uma fruta resultante do cruzamento da laranja com a tangerina, com sabor simultaneamente doce e acidulado. A novidade apresenta casca avermelhada.

Fonte: Almanaque do Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário