quarta-feira, 17 de julho de 2013

Torta de Sardinha

Sabe aquela velha e manjada torta de sardinha? Pois é, essa é parecida, mas muito mais fofinha e turbinada... Afinal, é férias, e essa torta de sardinha é tiro certo para aqueles gulosinhos, que estão sempre procurando o que comer. Supimpa para a hora do lanche e o melhor: facílima de fazer. E quer saber? Bota a criançada pra ajudar, elas vão vibrar!





Ingredientes:

3 gemas
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
3 colheres (sopa) de óleo de girassol ou milho
1 xícara (chá) de queijo ralado
1 xícara (chá) de leite
½  xícara (chá) de amido de milho
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 claras em neve

Cobertura:

2 latas de sardinha (escorrer a água ou o óleo) *
2 tomates cortados em cubinhos
1 cebola grande em rodelas
½  xícara de azeitonas pretas
sal e orégano, a gosto

Modo de preparo:

Na vasilha da batedeira coloque as gemas, a margarina, o óleo, o queijo ralado e o sal. Misture com uma colher. Junte o leite, o amido de milho e a farinha de trigo. Bata com a batedeira e desligue. Acrescente as claras em neve e mexa com uma colher. Incorpore o fermento em pó. Espalhe a massa em assadeira untada e enfarinhada e coloque a  cobertura.

Distribua sobre a torta pedaços de sardinha, rodelas de tomate, as cebolas, as azeitonas e polvilhe com orégano. Regue com azeite de oliva extra-virgem e leve ao forno pré-aquecido a 180º, por 40 minutos ou até dourar.

* ou atum, se preferir.

2 comentários:

  1. Eu comecei a preparar a massa e fiquei perdida em relação ao óleo que pede para misturar com a gema, manteiga, e queijo ralado! Só que não fala a quantidade de óleo nos ingredientes. Eu coloquei 2 colheres sopa de óleo. Fiz para o lanche de domingo! Ficou show!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rayssa! Bom ter você no meu cantinho. Realmente você quase acertou: são 3 colheres (sopa) de óleo. Desculpe vou corrigir. Seja sempre bem-vinda. Bjs

    ResponderExcluir