quinta-feira, 25 de julho de 2013

Carpaccio de Beterraba

A beterraba tem presença constante na mesa da minha familia. De sabor adocicado, a beterraba é uma raiz que possui alta contração de carboidratos e alto valor nutricional. Um estudo recente, feito pela Associação Americana de Hipertensão comprovou que o suco da beterraba ajuda a diminuir a pressão arterial em até 7%.  A nutricionista Cyntia Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, lista algumas propriedades e benefícios da beterraba.
Consumida in natura ou em sopas, sucos e saladas, a beterraba possui cor vermelha arroxeada que é resultado da pigmentação de uma substância chamada betalaína. Segundo Cyntia, a betalaína é um antioxidante natural, que previne o envelhecimento celular e reduz alguns tipos de câncer. Além disso, a raiz é rica em vitamina A, que auxilia o bom funcionamento da visão, vitaminas do complexo B, que são importantes para o sistema imunológico e vitamina C, que também possui ação antioxidante.
A ingestão de beterraba também ajuda a aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos, que melhora o fluxo de sangue e a passagem de oxigênio. Por esse motivo, a raiz ajuda a prevenir doenças como o acidente vascular cerebral e a demência. A nutricionista destaca que, apesar de ser fonte de açúcar, o vegetal não deve ser retirada da dieta dos diabéticos porque é rica em fibras que auxiliam no controle glicêmico. “A raiz deve ser inserida dentro do contexto de uma alimentação saudável para os diabéticos”, explica.

Ingredientes:

Carpaccio:
   
1 beterraba
60 g de queijo de cabra
folhas de hortelã, a gosto
50 g de amêndoas laminadas

Molho: 
    
3 colheres (sopa) de molho de soja
1/2 limão
1 colher (sopa) de azeite
Sal, a gosto
1/2 colher (café) de gengibre, ralado
1/2 colher (café) de alho

Carpaccio:

Passe a beterraba crua e descascada no mandolin e corte em finas fatias.

Molho:

Coloque em um recipiente o molho de soja junto com o suco de limão, o azeite, o gengibre e o alho picado. Misture e adicione sal.

Montagem:

Coloque em um prato as fatias de beterraba em “filas”, regue com o molho, por cima coloque o queijo de cabra ralado, o hortelã e as amêndoas laminadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário