quarta-feira, 24 de julho de 2013

Caldo de Legumes Caseiro

Teve uma época em que os cozinheiros e as donas de casa ficaram tão impressionados com a praticidade que a indústria alimentícia trazia para a cozinha que acabaram ficando mal acostumados.

Os caldos industrializados de legumes e de carne são a maior prova disso: de repente, era só jogar aquele cubinho mágico na receita que ela ficava temperadinha.

Mas, o mundo dá voltas, e cada vez mais as pessoas que têm o hábito de cozinhar (seja profissionalmente ou como hobby) estão resgatando técnicas e preparações tradicionais. E o melhor disso é que eles descobriram que o tradicional também pode ser bem prático.

O caldo de legumes caseiro é prova disso. Ele serve para fazer molhos, sopas e risotos, e faz uma diferença... Para fazê-lo, você só precisa cozinhar cebola, cenoura e salsão em água, durante 30 minutos. Vale colocar umas folhas de louro e pimenta do reino, também. Este caldo pode ficar na geladeira por até 7 dias, e congelado por até 3 meses.
Naturalmente, você, minha amiga, produz seu próprio caldo de legumes em casa e aboliu de vez aqueles cubinhos industrializados. E se a gente te contasse que os cubinhos são uma boa pedida? Calma, não estamos em um ataque de esquizofrenia.

É que aquele caldo caseiro, que você faz de vez em quando e usa em risotos, molhos e sopas, também pode ser usado nas preparações do dia a dia. Arroz, feijão, cuscuz marroquino, quinoa e outros grãos cozidos ganham um sabor especial se você utilizar o caldo caseiro.

Ingredientes:

2 dentes de alho picados
1 cenoura em rodelas
1 talo de salsão fatiado (e as folhas de 1)
1 cebola grande cortada em quatro
1 folha de louro
3 cravos-da-índia
3 grãos de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de sal
1 ½  litro de água fervente


Modo de preparo:


Lave bem todos os legumes. Descasque a cebola e corte em pedaços médios. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Conserve na geladeira por até 7 dias ou congele por 3 meses. O truquinho, nessa hora, é congelar pequenas porções dele, usando a cada receita. Sugiro o uso de uma bandeja de gelo — que possibilita o uso de um cubinho de caldo por vez. Entendeu?

Nesta preparação você pode acrescentar:

1 kg de músculo bovino extra limpo cortado em pedaços, se quiser fazer um caldo de carne.

Ou:

1 kg de peito de frango sem pele e sem gordura - (cozinhar com osso e depois retirá-lo), se quiser preparar um caldo de frango.

Em ambos os casos, você deve primeiro refogar a carne ligeiramente e à partir daí,  acrescentar os legumes e preparar o caldo desejado.

Ou ainda, cabeças de camarão ou peixe, que devem primeiramente ser higienizadas e então aferventá-las com os legumes e temperos apropriados - para peixes e camarão, recomendo acrescentar também, um maço de coentro.

Esses caldos são uma excelente base para uma deliciosa e suculenta sopa, bem comfort food, com cara de comida de avó.




Nenhum comentário:

Postar um comentário