sábado, 27 de julho de 2013

Mousse de Maracujá com Cardamomo

Maracujá Gourmet
Poucas sobremesas são mais práticas do que a mousse de maracujá. Difícil de errar, esta receita cremosa costuma agradar a todos, talvez por seu equilíbrio delicioso entre o doce e o ácido. Ela é tão simples de fazer que vale a pena usar o suco do próprio maracujá, em vez dos sucos de garrafa.

E daí, pode surgir uma polêmica: há quem goste dos pedacinhos das sementes da fruta, e há quem deteste. Se você ou alguém da sua família faz parte do segundo grupo, isso torna a preparação da mousse um pouco mais trabalhosa, pois você tem que bater a polpa e depois coar as sementes. E sempre acaba passando uns farelinhos, para desespero dos puristas.

Mas como tudo na vida tem a solução... E o melhor: é um truquinho simples: na hora de bater a polpa do maracujá no liquidificador (você deve fazer isto antes de misturar os outros ingredientes, ok?) aperte apenas o botão "pulsar", uma ou duas vezes. Isso faz com que a semente se quebre, soltando toda a polpa, mas sem que ela se esfarele completamente em pedacinhos minúsculos. Passe o conteúdo do liquidificador por uma peneira e constate: os pedaços de semente ficam, a polpa passa.

E para testar se este truque funciona, aqui vai uma receita deliciosa, de mousse de maracujá com cardamomo. Confira:


Ingredientes:

Mousse:

1 lata de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
4 maracujás azedos
8 bagas de cardamomo

Calda:

1 xícara de água
1/2 xícara de açúcar cristal ou refinado
1/4 xícara de suco de maracujá
Polpa de 1 maracujá
1 colher (sopa) de polvilho doce

Modo de preparo:

Numa tábua, abra as bagas de cardamomo: com cuidado, corte as pontas, abra ao meio com uma faca e raspe as sementes. Passe as sementes para um pilão e macere até virar um pó. Reserve. Corte os maracujás ao meio e, com uma colher, raspe a polpa dentro do copo do liquidificador. Tampe e pulse algumas vezes apenas para soltar a polpa da semente, sem bater muito. Passe a polpa por uma peneira e reserve. Lave e seque o copo do liquidificador. Junte o leite condensado, o creme de leite, a polpa coada e o pó de cardamomo. Bata todos os ingredientes até virar um creme bem liso e perfumado(cerca de 8 minutos). Transfira para um refratário bonito e leve à geladeira por 6 horas para firmar. Sirva com a calda por cima.

Calda:


Coloque todos os ingredientes numa panelinha, misture bem e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, espere esfriar, coloque numa molheira com tampa e leve à geladeira.







Cozinha Prática 

Nenhum comentário:

Postar um comentário