segunda-feira, 22 de julho de 2013

Torta de Frango de Liquidificador

A torta salgada de liquidificador é uma receita especial para quem quer impressionar a família ou convidados para um lanchinho. Não é necessário disponibilizar muito tempo e nem fazer muita sujeira na cozinha. Com apenas alguns ingredientes e um pouco de criatividade, é possível fazer uma torta salgada no capricho e agradar a todos ao mesmo tempo. Pode ser um alimento completo e substituir uma refeição. A massa da torta pode ser incrementada com diversos legumes e carnes, e até mesmo usar aquelas sobras que estão na geladeira. É uma excelente maneira de fazer economia e de apresentar um prato delicioso. Toda dona-de-casa tem a sua receita de torta de liquidificador, a minha é esta:

Ingredientes:

Recheio:

1 peito de frango cozido com 1 cebola, 1 tablete de caldo de galinha, 1 folha de louro e sal, a gosto. Desfiar e reservar.
2 tomates picados, sem pele
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picados
1 cenoura ralada
3 colheres (sopa) de azeitona picada
1 xícara de milho verde
½ xícara de cheiro-verde picadinho
½ xícara de molho de tomate
2 xícaras de muçarela ralada ou requeijão cremoso
½ xícara de azeite
Sal, a gosto
Manteiga para untar e farinha de trigo para untar a assadeira
Queijo parmesão ralado para polvilhar a torta, a gosto


Massa:

1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
2 ½ (chá) de farinha de trigo
3 ovos
Sal, a gosto

Modo de preparo:

Recheio:

Refogue o alho e a cebola numa frigideira e, em seguida, acrescente o tomate, a cenoura e deixe no fogo por mais 5 minutos. Junte a azeitona, o frango, o molho de tomate e o milho.

Massa:

No liquidificador, bata o leite, os ovos, o sal e o óleo. Em seguida, aos poucos, vá adicionando a farinha e bata bem até ficar uma massa homogênea. Acrescente o fermento, o queijo parmesão ralado e misture com uma colher (não bata). Reserve. Tempere com sal e misture o cheiro-verde. Unte e enfarinhe uma assadeira (média) para tortas, despeje uma parte da massa e molde a torta. Acrescente o recheio e, por cima, espalhe a muçarela ou o requeijão cremoso. Feche a torta com o que sobrou da massa, polvilhe queijo parmesão ralado a gosto e asse em forno médio pré-aquecido por +/- 40 minutos.

Um comentário: