sexta-feira, 14 de junho de 2013

Feijoada



Não há pessoa no mundo que resista a uma boa feijoada. O feijão-preto, as carnes e os acompanhamentos fazem deste prato um dos maiores símbolos de nossa cozinha. Deu água na boca? Então não perca tempo aproveita que a temperatura caiu e faça logo este prato maravilhoso.








Ingredientes:

500 g de feijão-preto
200 g de carne-seca
200 g de carne defumada
200 g de paio
200 g de lingüiça calabresa
200 g de costela de porco
150 g de bacon
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 pitada de colorau
1 laranja
pimenta-malagueta a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto
azeite a gosto

Modo de preparo:

Escolha o feijão e coloque num recipiente fundo. Acrescente bastante água e deixe-os de molho por aproximadamente 12 horas, trocando a água a cada 3 horas. Com uma faca afiada, corte a carne-seca em pedaços, retire e despreze as gorduras, e coloque num recipiente. Cubra com água e deixe de molho por 12 horas, trocando a água a cada 3 horas. Corte o bacon em cubos grandes. Separe uma pequena parte para o refogado e corte em pequenos pedaços. Para cortar a costela de porco em pedaços, apóie a costela sobre uma tábua e deixe a parte dos ossos virada para cima. Com uma faca afiada, corte a carne seguindo a linha entre os ossos. Reserve. Escorra a água da carne-seca e coloque a carne numa panela. Cubra com água fria e leve ao fogo para ferver. Ao ferver, escorra a água e cubra novamente com água fria. Leve novamente ao fogo e espere ferver. Escorra a água e reserve. Escorra a água do feijão e coloque-os numa panela grande. Cubra os feijões com bastante água e leve ao fogo alto para ferver. Enquanto aguarda a fervura, lave a laranja muito bem sob água corrente. Ao ferver, abaixe o fogo e acrescente a laranja inteira (com casca) e a carne-seca. Após 30 minutos, adicione as costelinhas reservadas. Após mais 30 minutos, acrescente a carne defumada. Retire a laranja e despreze. Em seguida, adicione as lingüiças inteiras e o bacon. Deixe cozinhar por mais 90 minutos ou até que as carnes e o feijão fiquem macios. Pique a cebola, o alho e o cheiro-verde. Leve uma frigideira grande ao fogo baixo, regue com um pouco de azeite e adicione o bacon picado. Em seguida, junte a cebola e refogue por 2 minutos. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto. Coloque o cheiro-verde, o  colorau, a pimenta-malagueta picada e mexa bem. Pegue uma concha de feijão macio, sem o caldo, de dentro da feijoada e coloque sobre um prato. Amasse com um garfo, formando uma papa. Coloque a papa de feijão na frigideira com o refogado e mexa bem. Se for preciso, acrescente um pouco de caldo. Transfira o refogado com a papa para a panela da feijoada, misture e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Prove a feijoada e verifique se precisa acrescentar sal e pimenta.  Retire as lingüiças de dentro da panela e coloque-as sobre uma tábua. Corte as lingüiças em fatias finas e coloque as rodelas na panela da feijoada. Espere a feijoada aquecer e sirva em seguida. Para acompanhar, sirva arroz branco, (para as novatas tem receita de arroz branco no blog) couve refogada, farofa, mandioca frita arroz branco e gomos de laranja.

Gomos de laranja:

Ingredientes:

6 laranjas-baía

Modo de preparo:

Apóie a laranja sobre uma tábua e, usando uma faca de cozinha bem afiada, corte uma rodela de cada ponta (uma base e uma tampa). Em seguida, coloque a fruta em pé, corte a casca e a película branca, de cima para baixo, seguindo a curva da fruta. Deite a fruta descascada na palma da mão. Corte um V entre as membranas (as linhas brancas), retirando os gomos - procure cortar o mais rente à membrana possível para não desperdiçar a fruta. Sobre um prato raso, corte todos os gomos da mesma maneira, assim você ainda pode aproveitar todo o suco que escorrer.

Couve refogada:

Nada melhor do que uma couve cortada em tiras bem fininhas e refogada com bacon para acompanhar aquela feijoada!

200 g de couve-manteiga
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
50 g de bacon
sal a gosto

Modo de preparo:

Lave muito bem a couve sob água corrente. Retire os talos das folhas e empilhe uma folha sobre a outra. Enrole as folhas, apertando bem, como se estivesse fazendo um charuto. Coloque o charuto de couve sobre uma tábua e corte, com uma faca afiada, em fatias bem fininhas. Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo baixo. Coloque o azeite e o bacon e refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente a cebola e refogue por 2 minutos. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto. Em seguida, coloque toda a couve picada na frigideira e refogue por mais 2 minutos, sem parar de mexer, ou até que a couve comece a murchar. Tempere com sal e misture bem. Retire a couve da frigideira (ainda bem verdinha) e sirva a seguir.

Farofa simples:

Existe muitos jeitos de fazer uma farofa. Esta é uma receita simples, ideal para acompanhar o feijão com arroz de todos os dias.

500 g de farinha de mandioca
2 cebolas médias
2 ovos
1/3 xícara (chá) de azeitonas verdes
70 g /1/2 xícara (chá) de bacon
100 g de manteiga
1/2 xícara (chá) de uvas-passas (opcional)

Modo de preparo:

Com uma faca afiada, descasque a cebola e corte em fatias bem finas. Retire o caroço das azeitonas e corte em rodelas. Pique o bacon em cubinhos pequenos. Leve uma panela média ao fogo baixo para aquecer. Em seguida, acrescente a manteiga, o bacon e refogue por 2 minutos. Junte a cebola e refogue por mais 2 minutos. Adicione as azeitonas picadas, as uvas-passas (se estiver usando) e a farinha de mandioca. Misture bem com uma colher de pau para a farinha absorver bem os temperos. Quebre os ovos numa tigelinha e misture levemente com um garfo. Despeje os ovos, de uma só vez, na panela e misture rapidamente com a colher. Misture muito bem e sirva a seguir.

Mandioca frita:

Um dos petiscos mais amados do Brasil é a mandioca frita. Crocante e salgadinha, ela é fora de série!

1 kg de mandioca
óleo de canola para fritar
sal a gosto

Modo de preparo:

Com uma faca afiada, descasque a mandioca. Corte a mandioca em pedaços (8 cm) de comprimento. Em seguida, corte cada pedaço ao meio, e cada metade ao meio novamente. Passe os pedaços ligeiramente sob água corrente, para retirar a terra. Escorra e reserve. Numa panela grande, coloque as mandiocas, o sal e cubra com água. Leve ao fogo alto e espere ferver. Deixe cozinhar por 10 minutos, ou até que as mandiocas fiquem macias. Para verificar o ponto, espete alguns pedaços com um garfo. Se estiver macia, está cozida. Escorra a água das mandiocas, com a ajuda de uma peneira, e deixe esfriar. Numa panela média, coloque óleo, o suficiente para cobrir as mandiocas, e leve ao fogo alto para aquecer. Quando o óleo estiver quente, coloque os pedaços de mandioca e frite até que eles fiquem ligeiramente dourados. Com cuidado, retire as mandiocas com uma escumadeira e coloque sobre um prato com papel-toalha. Tempere com sal e sirva a seguir.

Fonte:# PanelinhaNoRádio FM 92.9 Rádio Estadão 12:00 horas/domingo

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário