sexta-feira, 28 de junho de 2013

Pudim de Claras



Lembranças... Pudim de Claras. Para os adultos, pudim de claras remete à infância. Para as crianças, faz pensar em nuvens adocicadas com calda de caramelo. 










Caramelo:

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

Numa panela, coloque a água e o açúcar e mexa até dissolver. Leve ao fogo alto para caramelar e não mexa mais. Quando dourar, desligue o fogo.  Numa fôrma de pudim (com furo no meio), despeje o caramelo e, girando a fôrma, espalhe nas laterais. Reserve.

Pudim:

Ingredientes:

8 claras
16 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 120ºC (temperatura baixa). Separe as claras das gemas. Numa tigelinha separada, quebre um ovo de cada vez, deixando escorrer para ela apenas a clara. Antes de adicionar a clara à tigela da batedeira, verifique se o ovo está bom. Reserve as gemas numa tigela separada. Repita o procedimento com todos os ovos. Este cuidado evita a contaminação dos demais ingredientes, caso um dos ovos não esteja bom. As gemas reservadas à parte não serão utilizadas neste pudim, mas você pode guardá-las para preparar uma receita de quindim (no meu caso, fiz o inverso: utilizei as claras das gemas, que usei num recheio de baba de moça de um bolo de nozes – ruim né?). Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve. Adicione o açúcar aos poucos, batendo entre cada adição. Ao final, bata por mais 5 minutos. Transfira as claras para a fôrma caramelada. Leve uma assadeira ao forno, regue com um pouco de água fervente, coloque a fôrma no centro e deixe assar por cerca de 30 minutos, para que asse em banho-maria. O pudim deve ficar dourado por cima. Retire do forno e deixe esfriar um pouco para desenformar (se ainda estiver quente, pode quebrar, e se ficar muito gelado, pode não soltar da fôrma). Coloque um prato por cima da fôrma e vire de uma vez. Levante a fôrma delicadamente para o pudim se soltar aos poucos.

Um comentário: